domingo, 23 de agosto de 2015

Sobre Romances Históricos


A primeira vista a categoria “Romance Histórico” é só um tipo de romance ambientando “em algum lugar do passado”. Mas a coisa não é simples assim, uma olhadinha num site especializado, mostra no minimo seis tipos de Romance Históricos. Não tenho a pretensão de dar uma aula de história, mas acho interessante saber as características de cada período. Uma pessoa que não lê Romances Históricos pode achar que é tudo igual , mas uma leitora, que conhece um pouquinho de história irá perceber que as autoras se preocupam muito em retratar o contexto histórico com o máximo de exatidão possível. Eu tenho uma percepção que, no Brasil, três tipos são os mais populares: os Romances Escoceses, os Vitorianos e os Regência.
Os Escoceses são auto-explicativos : são romances passado na Escócia geralmente no período
medieval, mas podem ser situados em períodos mais antigos ou mais recentes ( até 1800 mais ou menos). As histórias vão ter como pano de fundo guerra entre Clãs ou contra a Inglaterra. Os personagens serão chefes de Clãs ou parentes próximos desses chefes ( que são uma especie de “realeza” escocesa), ou guerreiros, e pessoas do povo. As autoras mais conhecidas são Diana Gabaldon (da série Outlander) e Hannah Howell que teve vários livros publicados no Brasil pela Harlequim . Eu particularmente adoro a Hannah Howell, seus escoceses altos,beligerantes, fortes e de “saia” são alguns dos homens mais sexies da idade média.


Os Romances Vitorianos são ambientando nos anos do reinado da Rainha Vitoria entre 1837 1901. Esse foi o período da Pax Britannia , da Revolução Industrial e significativas mudanças sociais na Inglaterra.Esse é conhecido também como uma época de profundo puritanismo. As histórias tem sempre representantes da Realeza e Nobres “caídos”, mas surgem personagens novos: o Comerciante e o Industrial. Algumas histórias vão mostrar o conflito entre a Nobreza e essa nova classe que surge com o desenvolvimento econômico inglês. Lisa Kleypas, talvez seja a autora que escreva historias nesse período mais conhecida no Brasil ( ah! Os Irmãos Hathaways!).


Antes do Período Vitoriano, a Inglaterra viveu o Período Regência
que compreende os anos 1811 a 1820 quando o Rei Jorge III foi considerado incapaz de governar e seu filho, Jorge , Príncipe de Gales governou como Príncipe Regente. Algumas vezes o Período Regencial se refere a um período maior de 1795 a 1837, que compreende o final do reinado de Jorge III, e os reinados de Jorge IV, e Guilherme IV. Foi um período conturbado na história da Inglaterra sobretudo por conta das Guerras Napoleonicas e os excessos da monarquia inglesa. As histórias que se passam nessa época geralmente tem um um nobre devasso, alguém que foi à guerra “na península”, ou personagem que discutem os rumos dos conflitos no continente. Algumas vezes temos contrabandistas ( já que com a guerra os ingleses ficaram sem seu suprimento de bebidas e outros “luxos” que eram importados da França). Outras vezes temos alguma intriga palaciana, alguma operação de espionagem ou contra espionagem, uma coisa 007 do século XIX. É dessa época os livros de Jane Austen e é nessa época que boa parte das histórias de Julia Quinn se passam.


E, eu escrevi todo esse texto falando sobre períodos históricos e características das histórias , para dizer que para comemorar a vinda de Julia Quinn essa semana no Blog teremos a resenha de 03 dos livros da serie Smythe-Smiths. Começa em  26/08 com Just Like Heaven , depois 28/08 será A Night Like This e finalmente em 30/08 The Sum Of All Kisses.
Os Bridgertons conhecem os Smythe-Smiths. E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário